Identidade: mostra do 2°ano EF1
“Sou” porque “somos”.
Passamos a participar de coletivos desde que nascemos: a família, a vizinhança, a escola. Nos constituímos enquanto indivíduos conforme circulamos nesses grupos e nos relacionamos com outras pessoas.
Olhares retratados.
O início do ano e a chegada de novos membros ao grupo do 2° ano do Fundamental 1 (7 e 8 anos) inspiraram as professoras Analu e Marina a realizar um trabalho de identidade com a turma.
“Quem sou eu neste grupo? Será que me vejo da mesma maneira que o outro me vê?”.
Primeiro, os estudantes receberam espelhos e puderam observar no reflexo suas marcas, cores, texturas, expressões, para então desenharem suas impressões sobre si mesmos.
Depois veio o momento de olhar para além de si mesmo no espelho. Perceber a diferença no limite entre o “eu” e o “outro”. Para conhecê-lo e tornar-se conhecido, um suporte transparente: o acrílico.
Por fim, o convite foi estendido às famílias. Na semana passada, mães e pais dos estudantes participaram da proposta de desenhar seus filhos e de serem desenhados por eles através do vidro. Uma forma de integrá-los ao grupo, à essa comunidade da qual as famílias também têm pertencimento.
Um coletivo é sempre um espelho para onde olhamos e entendemos mais sobre nós mesmos.