Educação Infantil

Brincar

Brincar como instrumento de ser, como um meio de vir a ser. Priorizamos a prática do livre brincar e a brincadeira está sempre presente na sala de aula, mesmo durante propostas mais direcionadas.

Investigar

O educador escuta e observa as crianças, não apenas o que dizem, mas também o que mostram com o corpo e as emoções. A escuta é o ponto de partida para que ele decida as atividades que irá propor a fim de ampliar a possibilidade de novas trocas e descobertas.

Expressar sua singularidade

Possibilitamos que a criança expresse sua singularidade por meio de diferentes linguagens, materiais e recursos. Muitas vezes, em um mesmo ambiente, elas fazem usos dessas diferentes linguagens, com liberdade e tempo para exploração.

Teia curricular

As crianças têm aulas de Artes, Educação Física, Música e Inglês distribuídas na rotina, que podem ou não oferecer propostas relacionadas aos projetos das turmas.

Linguagem Digital

O recurso digital está presente nas propostas pedagógicas multimídias no ateliê e costuma ser utilizado quando pode enriquecer as pesquisas, caso da animação fotográfica stop motion e dos podcasts (programas de áudio).

Criar relações e vínculos

A criança deve desenvolver relações de afeto, cuidado e respeito consigo mesmo, os educadores e os colegas. Nossa opção pedagógica de Aprendizagem por Projetos aguça, por ser um trabalho de natureza coletiva, o espírito de equipe e os vínculos afetivos.

Pesquisar

Do G1 ao G5, cada grupo se dedica à pesquisa de um assunto que tenha despertado seu interesse em especial. Ao longo do ano, a pesquisa vai sendo aprofundada e se torna o que chamamos de projeto. Os educadores associam as áreas de conhecimento ao projeto, de forma a tornar a aprendizagem de conteúdos esperados para aquela faixa etária mais prazerosa, efetiva e significativa.

Acolher as famílias

As famílias das crianças são acolhidas em seus processos e em suas transformações, assim como as crianças. Os pais não apenas acompanham, mas também dão contribuições para os projetos dos filhos.