Campos de experiência

A opção pedagógica da Primeira é a Aprendizagem por Projetos. Estruturamos os projetos, que são específicos de cada turma, segundo a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida no final de 2017.

A BNCC define quais são os Direitos de Aprendizagem da criança (conviver, explorar, conhecer-se, brincar, expressar e participar) e as áreas do conhecimento que devem ser contempladas nesta fase da vida, que foram separadas por Campos de Experiência (O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Imagens; e Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações).

Para cada Campo de Experiência e cada faixa etária, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os educadores trabalham os temas dos Campos de Experiência associados aos projetos de cada turma.

Planajemento. Após definido o tema do projeto, o professor planeja como irá trabalhar o currículo de forma que os conceitos tenham relação com o que as crianças estão pesquisando.

Além dos projetos, na Educação Infantil as crianças têm aulas de Artes, Educação Física, Música e Inglês distribuídas na rotina, que podem ou não oferecer propostas relacionadas aos projetos.