Verdes Marias

Mariana, Maria Clara e Maria Carolina, gente como a gente, começaram a se perguntar pra onde iam as escovas de dente que jogavam fora. Fora é “onde eu não vejo”. Mas... onde é o “onde eu não vejo”? Assim nasceu o projeto @verdesmarias, um instagram que faz as pessoas olharem para o próprio lixo.

Em vez de apontar o que está errado, as meninas desviaram da rota da culpa e pegaram a estrada da inspiração: contam as mudanças que elas mesmas vêm promovendo em suas vidas. Mariana e Maria Clara vieram falar sobre que mudanças são essas para os pais, educadores e funcionários da escola, no último dia da nossa Semana Lixo Zero.

Elas apresentaram o que chamam de “kit lixo zero”, objetos que nunca saem da bolsa e ajudam a fazer menos lixo: uma ecobag, um canudo de bambu ou metal, um copo reutilizável, talheres (especialmente para quem tem filhos), sacos de pano (para fazer compras à granel) e um pote de vidro (o pote daquela geleia que acabou). É difícil fazer todas as transformações ao mesmo tempo? Sim, por isso elas sugerem uma mudança de cada vez.

Um bom começo é trocar a bucha de lavar louça por uma vegetal — que pode ser comprada na feira e, quando estiver muito gasta, é só picar e plantar. Experimentar não usar sacos plásticos nas pequenas lixeiras (usar jornal ou não usar nada, apenas higienizar a lixeira). Diminuir o uso de embalagens (e a química no cabelo) trocando o xampu e o condicionador por um “xampunete” em barra também é uma boa economia de resíduos.

Quando menos esperar, você vai ter criado uma composteira em casa e ver o seu lixo diminuir significativamente. São as tais das microrrevoluções de que tanto falam as Verdes Marias. Como dizem as meninas, é melhor um monte de gente fazendo alguma coisa do que poucas pessoas fazendo tudo. Vamos juntos?

Galeria