Um kit que celebra a diversidade e a educação sentimental

Nós somos diversos como o kits que a Núbia e a Karin, professoras do 2º ano da escola Primeira, prepararam para os alunos. Somos Matemática, somos dados, somos baralho. Somos “Os Problemas da Família Gorgonzola” (de Eva Furnari). Somos lápis 6B, somos papel em branco. Somos lupa. Somos perfume de lavanda. Somos feltro, lã e agulha.

Este kit contém não apenas materiais que vão auxiliar as crianças nas aulas virtuais, mas também favorecer a educação sentimental da turma.

“As crianças começaram a falar, durante as aulas virtuais, sobre os medos que vêm sentindo. Surgiu a ideia de trabalharmos na confecção de um objeto ao qual elas podem recorrer quando se sentirem inseguras. Como a personagem do livro ‘Os lobos dentro das paredes’ (Neil Gaiman), que se sente mais confiante para enfrentar lobos na companhia de um porquinho de pelúcia”, explica Núbia.

O livro de Gaiman foi escolhido pelas educadoras porque fala sobre o medos que a gente sente dentro da nossa própria casa e também pela figura do lobo, que se relaciona aos contos de encantamento com o qual o grupo está trabalhando desde o início da quarentena.

Esses contos têm sido muito importantes para que as crianças consigam nomear e reconhecer seus próprios sentimentos e ao mesmo tempo também têm sido para elas um convite seguro – começar pelo terreno conhecido dos contos de fada – para que aventurem-se a escrever suas próprias narrativas fantásticas. As primeiras histórias de alguém. Os contos não têm apenas uma só funcionalidade - têm diversas, como diversos somos nós.