Projetos

Máquina de lavar pedras (G3C)

Uma máquina que dificilmente existiria não fosse o trabalho de aprendizagem por projetos com temas livres. Temas que resultam do casamento das ideias das crianças com os recursos disponíveis nos ambiente e a escuta atenta do educador. Durante uma pesquisa no ateliê com grandes tu...

Leia Mais →

Construtores (G3B)

O corpo como ponte, ponte para atravessar, ponte para abrigar. Era só dar qualquer elemento não-estruturado que as crianças do grupo erguiam uma ponte. O tema do projeto possibilitou aprender mais sobre a "Bridge" de Leonardo da Vinci. Com o tempo, apareceu um novo personagem na hi...

Leia Mais →

Uma subida para o céu (G3C)

As crianças se interessaram em aprender mais sobre o avião, assim como o G3A. Mas a imaginação comprou passagem só de ida e embarcou para o céu. Descobriram que lá em cima tem muito mais coisa do que nossos olhos podem enxergar aqui embaixo. Pintaram o céu em um tecido e const...

Leia Mais →

Conexões inventivas (G3A)

Cuidado, turbulência! As crianças da turma quiseram aprender mais sobre os diferentes aparelhos existentes dentro de uma aeronave. Como são? Para que servem? Os aparelhos acabaram se mostrando muito úteis na hora de enfrentar contratempos, no céu ou no chão. Trabalhar em equipe ...

Leia Mais →

Identidades (1º ano)

Um tema que possibilitou ampliar e diversificar as relações dentro do grupo. Foi um lindo percurso que envolveu um profundo mergulho individual de cada criança dentro de si e em direção ao outro. Foram muitos frutos, como as criações dos diferentes tons de pele da turma, os aut...

Leia Mais →

Barraca voadora e suas histórias na construção do imaginário (G4C)

Acampar ou voar? Que tal as duas coisas? A barraca voadora foi a solução que as crianças encontraram para realizar as duas vontades nascidas na turma. Nada de pozinho mágico! Muito empenho, papelão, cordas e engrenagens criaram a engenharia das asas que deu à barraca de acampame...

Leia Mais →

Uma viagem ao espaço (G4A)

O interesse pelo céu e a troca de impressões com os amigos trouxe a conclusão de que lá em cima há muito mais do que a gente pode ver. Para ir conferir, foi preciso construir um grande foguete que comportasse todo mundo, com rebatedor de meteoros e a capacidade de desviar de um p...

Leia Mais →

Refletindo reflexos (G4B)

O encantamento pelos reflexos encontrados ao acaso pela escola fez essa turma se debruçar sobre o tema. Para construir uma máquina que pudesse fazer diferentes reflexos, foram experimentando diversos materiais, como espelhos e lanternas.

Leia Mais →

Pescariando (G2E)

Já encontrou uma concha pé de pato na praia? E uma anel de saturno? As crianças tomaram a iniciativa de classificar e nomear a coleção de conchas que a educadora providenciou para a turma. Os desenhos que fizeram delas vieram carregados de narrativas. Também reproduziram suas co...

Leia Mais →

Muito além do sabor (G2D)

Este grupo criou um campo investigativo com a comida. As crianças fizeram desenhos de observação de várias frutas, começando pela maçã. Na tentativa de reproduzir suas cores, encontraram novos tons, que coloriram gravetos recolhidos por eles mesmos na praça em frente à escola...

Leia Mais →

Vejo o Bicho em você (G2A)

Para as pessoas, um pedaço de tecido. Para eles, o Bicho! Um bicho que mora no céu, atrás da luz. Que gosta de dançar, de baile. Que adora comer sementes e batata assada na fogueira. Tomar chá morninho. E que tem antenas com sensores capazes de indicar a direção, caso você se ...

Leia Mais →

Os sentidos dos barulhos (G2C)

já parou para observar os diferentes barulhos? Esta turma, sim. As crianças ficaram atentas aos sons do parque, do próprio corpo, da cozinha, da tinta no papel...Com a ajuda de sucatas, construíram vários instrumentos. Um deles, que fazia som e soltava cheiro ao mesmo tempo, enri...

Leia Mais →

Testando texturas (G1D)

O que acontece quando areia e mar se encontram? Uma mistura! A descoberta de que diferentes misturas criam diferentes cores, texturas e movimentos estimulou esta intensa pesquisa. O banho virou marco do fim de uma investigação e o início de outra.

Leia Mais →

Tudo é ritmo (G1A)

Um grupo de crianças que se conectavam de forma especial entre si pela música começou a reparar que criamos muitos sons com o corpo. Quando eu desenho, meu corpo faz barulho. Será que a posição em que eu desenho e o material que eu uso afetam esse som? E se eu desenhar andando? ...

Leia Mais →

Quantos ingredientes são necessários para fazer um bolo (G1C)

Feitos de elementos como areia e flor, os bolos possibilitaram que as crianças trouxessem histórias de seus rituais familiares - o que acabou sendo um importante canal para a construção da identidade deste novo grupo.

Leia Mais →
Natureza e sociedade, Corpo e Movimento e Artes Visuais

Ninho - Algo Assim Rarefeito (G1B)

As crianças começaram a mostrar interesse especial por subir e descer de caixas, degraus e escadas. Algumas, na hora do “salto”, faziam um “movimento pássaro”, posicionando os braços para trás, como se fossem voar. O movimento, somado ao fato de se tratar de uma turma de ...

Leia Mais →
Natureza e sociedade, Corpo e Movimento e Artes Visuais

Natural: Descobrindo a Natureza Externa, Despertando a Natureza Interna (G2B)

As crianças demonstraram interesse em cuidar das plantas. Vivenciaram, tanto na sala de aula quanto no passeio que fizeram ao espaço Morada da Floresta, o que pode ser feito com os restos orgânicos dos alimentos que comemos. Com o auxílio do pai de uma delas, que tem uma compostei...

Leia Mais →
As crianças estudaram sobre os danos que o plástico causa ao meio ambiente. Criaram uma hashtag (#menosplastico) e elaboraram uma campanha dentro da escola pedindo o fim do uso de copos feitos desse material na Primeira, que foi substituído pelo de vidro. Com os últimos copos que sobraram, estão construindo um lustre em formato de esfera. Também já tornaram a escola ponto de coleta de esponjas de lavar louça.

#MenosPlástico – Pequenas ações, grandes mudanças (3º ano)

As crianças estudaram sobre os danos que o plástico causa ao meio ambiente. Criaram uma hashtag (#menosplastico) e elaboraram uma campanha dentro da escola pedindo o fim do uso de copos feitos desse material na Primeira, que foi substituído pelo de vidro. Com os últimos copos que ...

Leia Mais →
Os alunos desmontaram diversos equipamentos eletrônicos, como telefones celulares, ventiladores e CPU de antigos computadores. Inspirados por artistas como Leonardo da Vinci, deram novos usos para esses materiais que seriam descartados. Entre as criações, uma boneca usando laços que eram de um drone, um avião com poltronas feitas de teclas e uma casa com telhado de disquete. Construíram uma grande nave espacial, a Endeavor, aproveitando o lixo eletrônico. Com os brinquedos criados a partir da sucata eletrônica, estão produzindo uma animação usando a técnica de stop motion.

Vira Lixo, Vira Invenção (G5)

Os alunos desmontaram diversos equipamentos eletrônicos, como telefones celulares, ventiladores e CPU de antigos computadores. Inspirados por artistas como Leonardo da Vinci, deram novos usos para esses materiais que seriam descartados. Entre as criações, uma boneca usando laços q...

Leia Mais →