Aprendizagem por Projetos

No Ensino Fundamental 1 da escola Primeira, os projetos continuam sendo norteadores para trabalhar de forma interdisciplinar as diferentes áreas do conhecimento e linguagens expressivas. Essa opção pedagógica nos permite desenvolver um currículo em teia e privilegia o desenvolvimento de múltiplas habilidades, entre elas as socioemocionais.

O que são os projetos?

São temas que as crianças investigam de forma aprofundada ao longo do ano. Eles são definidos pelos educadores após observarem os interesses, as ideias e as dúvidas que as crianças trazem, além de problemas reais do cotidiano. O projeto é específico de cada grupo e não tem durabilidade preestabelecida.

Currículo

No Fundamental 1, agrupamos objetos de conhecimento e habilidades esperadas para cada faixa etária em quatro áreas: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza (Ciências) e Ciências Humanas (Geografia e História). Os conhecimentos e as habilidades são trabalhados com as crianças preferencialmente em associação aos projetos de cada turma.

Marcenaria, Robótica, Jogos e Linguagem Digital

No Fundamental 1 as crianças passam a ter aulas de Engenhocas Tecnológicas (marcenaria à robótica), Jogos (de estratégia e lógica) e Programação Digital (desenvolvimento de games e aplicativos), como novas linguagens de expressão e mais recursos para dar suporte aos projetos.

Aprofundar e sistematizar

Na Primeira, o conhecimento é adquirido por meio da experiência e de pesquisas relacionadas a temas que interessem às crianças. No Fundamental 1, há uma nova etapa neste processo de aprendizagem que é a sistematização do que foi aprendido. O conhecimento é aprofundado e estruturado.

Aluno ativo

A criança é convocada o tempo todo a participar de decisões ligadas ao projeto, ao próprio processo de aprendizagem e à comunidade escolar. É provocada a pensar, repensar, opinar, escolher, participar, decidir, ouvir o outro e compartilhar o que aprendeu, desenvolvendo assim múltiplas habilidades.

Avaliação

Elaboramos um portfólio ao fim de cada semestre, que avalia o aluno em todas as suas dimensões humanas e é composto por duas partes: uma coletiva, que traz o percurso do projeto do grupo, e outra individual, com as conquistas e os desafios de cada um relacionadas às áreas do conhecimento e às habilidades socioemocionais. As crianças participam da elaboração de seus portfólios, selecionando os trabalhos e as atividades que foram mais significativas para elas. (Clique para ver mais)