Uma nova forma de interagir e guiar saberes

Hangouts, zooms e plataformas digitais que até então eram usadas para outros fins subitamente tornaram-se rotina na vida dos educadores da escola Primeira - e de muitos outros que, assim como nós, estão experimentando pela primeira vez uma nova forma de interagir e de guiar os saberes. O que vai acontecer? Como vamos fazer dar certo? Não há respostas imediatas. O que sabemos é que estamos todos os dias a repetir em voz alta esta pergunta, analisando individualmente como cada aluno e cada turma está enfrentando esse desafio. A primeira pergunta é e sempre será: esta criança está sendo respeitada em seus processos de aprendizagem? Em relação a ela mesmo, está avançando? "É uma grande preocupação nossa que as crianças continuem aprendendo sobre temas do currículo em propostas significativas para elas. Que continuem exercendo o pensamento crítico e aprendendo de forma interdisciplinar, e não apenas cumprindo tarefas mecanicamente", expressa Anna Marianno, coordenadora do Fundamental 1, que realiza reuniões diárias de análise e planejamento com os professores. Este momento pede que se trabalhe com especial flexibilidade e agilidade - devemos ser rápidos para identificar acertos e repensar o que não está tão bom, e estar mais do que nunca abertos para mudanças. "Tanto os professores, quanto os pais e alunos expressaram que estavam sentindo falta de interagir em tempo real, por exemplo. Por isso decidimos que, a partir da semana que vem, além das propostas promoveremos mais encontros virtuais", frisa Anna.