Turma do programa bilíngue faz audiobook

Qualquer semelhança com o que estamos vivendo nesta pandemia não é mera coincidência. O audiobook "Kids Vs Toys" criado por uma turma do Fundamental 1 do First Way, conta a história de crianças que sofrem uma ameaça - em vez de inimigos invisíveis, têm de enfrentar brinquedos malvados. Para fugir desses vilões, elas se refugiam... na escola Primeira. Feito inteiramente à distância, o livro é uma aventura criada pelo First Way Friends (crianças de 6 a 10 anos) da professora Keka.

Durante as aulas virtuais, elas contavam com frequência histórias reais e inventadas que se passavam dentro da escola. Keka foi ouvindo individualmente esses relatos e depois coletivamente o grupo criou um roteiro que relacionasse as histórias e os personagens de cada aluno. “Com o meu auxílio, escrevemos o texto e incluímos desenhos e fotos dos personagens. Cada um escolheu uma parte da história para narrar e assim fizemos o 'Kids Vs Toys'”, conta a professora.

No livro, as crianças contam com a ajuda de robôs para enfrentar os inimigos. A batalha é longa - como tem sido, na vida real -, mas elas não desistem ("it took a long time but the kids didn't give up"). Os pequenos saem vitoriosos do embate e os brinquedos são enviados de volta a Nova York. "The toys are not our problem anymore": os brinquedos - ou o que quer seja que nos impede de viver em segurança e liberdade - não é mais problema nosso. Agora é esperar a realidade imitar a ficção.