Reggio Emilia

Reggio Emilia. Criada pelo italiano Loris Malaguzzi na cidade italiana de Reggio Emilia, essa abordagem pedagógica é reconhecida como uma das melhores do mundo.

Ela foi pensada com base na crença de que a criança é protagonista da construção de seu conhecimento e uma cidadã com voz ativa e valorizada em sua comunidade.

Há individualidades e particularidades. O tempo e a forma de cada criança aprender são respeitados e ela aprende experimentando múltiplas linguagens e de forma interdisciplinar, o que permite que desenvolva diferentes habilidades e competências.

Acredita-se que o educador tenha como tarefa prioritária a escuta e o reconhecimento das potencialidades da criança. Para praticar a escuta da melhor forma possível, faz parte da rotina do professor anotar, fotografar e filmar o que ele observa.

Outro ponto importante é o envolvimento constante das famílias em atividades e reuniões escolares.

A estética e arquitetura da escola são pensadas como parte do ensino. “Não existe um currículo para ser coberto, mas vários para ser descoberto”, resumiu sobre as escolas italianas o filósofo David Hawkins.