A busca por sentido: quando um projeto muda de rumo

Na quarentena, passando mais tempo em casa, o Deco, 5 anos, começou a observar mais seus eletrodomésticos. As professoras Ludmila e Beatriz desafiaram o aluno, apreciador de fichas técnicas, a personificar os objetos. Foi assim que a máquina de lavar se transformou na velha Clotilde, de 80 anos, que não escuta muito bem, e que o aspirador virou o jovem poliglota Wall E.

Na quarentena, o Artur teve de enfrentar jacarés na sala de sua própria casa e, depois, a pedido das professoras, desenhou como foi essa brincadeira. O desenho virou a base de um jogo de RPG que elas criaram para ele, que é fã de jogos digitais, envolvendo desafios relacionados aos números e às letras. A cada novo desenho que ele enviava, elas inventavam uma nova fase, com obstáculos cada vez mais difíceis.

Esse olhar individual que as educadoras lançaram para cada criança do grupo foi para elas - para brincar com o tema original do projeto da turma - uma questão de sobrevivência. “Antes da pandemia, estávamos com um projeto de sobrevivência na floresta. Mas, nas chamadas virtuais, as crianças não conseguiam conversar sobre um mesmo assunto, como em uma roda na escola”, explica Ludmila. “Elas estavam em contextos muito diferentes e davam respostas muito diferentes”, completa Beatriz.

Foi preciso coragem para se desprender do projeto e procurar uma outra forma de sobreviver na floresta em que todos entramos neste ano de 2020. Após identificar os interesses individuais das crianças, elas traçaram um plano específico para cada uma. As chamadas coletivas foram mantidas como uma espécie de "hora da entrada" ou de parque, com bate-papo, jogos e brincadeiras - rituais que têm sua importância e seu motivo de existir, como afirmou a psicóloga Julieta Jerusalinsky.

Agora, o desafio está sendo conectar os projetos individuais. O que têm em comum? Têm histórias e contam histórias. E se a gente transformasse esses projetos em capítulos de um livro que tem uma só história? A história de como as crianças do G5B passaram seus dias neste ano atípico.