Mostra cultural 2019

Nós, adultos, nunca paramos de imaginar. Apenas paramos de imaginar coisas que não sejam da ordem prática. Sonhamos, mas com os pés no chão. Desaprendemos a sonhar sonhos mirabolantes e espetaculares. No último sábado, na Mostra Cultural da escola Primeira, as crianças nos lembraram que imaginação é coisa séria: vejam os frutos da nossa. Vejam aonde pensar de forma em espiral, em vez de linear, nos levou. Vejam a conexão entre a matéria e a imaginação. Vejam como caminham lado a lado o sonho e a ciência. Vejam quantos campos de estudo estão presentes nestes 19 projetos. Vejam que crianças de apenas um ano já são capazes de dizer, com seus corpos e suas emoções, o que elas precisam descobrir. Vejam como crianças de quatro anos podem se aprofundar em conceitos de Física construindo uma máquina de fazer reflexos. Vejam como crianças de nove anos transformaram o consumo de plástico na escola. Vejam o que acontece quando a criança comunica e o adulto escuta, apoia e encoraja. Vejam como aprendemos melhor aquilo que tem significado para nós. Vejam como o resultado é bonito, mas o percurso é ouro. E, não se esqueçam, adultos: imaginem muito, imaginem grande, imaginem sempre.