Livro 'Misturichos' inspira amuleto feito de garrafa pet

Os Misturichos estão à solta na escola Primeira (ou seria Mistureira?). Assim como o G5C, que escreveu um livro de bichos misturados, a turma do G5A também ficou encantada com a brincadeira presente no livro "Misturichos", de Beatriz Carvalho e Renata Bueno, e está fazendo a mesma coisa. As crianças desenharam animais híbridos e estão escrevendo o livro "Misturichos do Fundo do Mar do G5A". Além das criações individuais, as professoras Bianca e Lin construíram um bicho coletivo com o grupo: o Peixegolfeleopássaro.

"Durante uma videochamada, eles foram contando as características e eu fui desenhando o bicho em um programa digital", conta Bianca. As educadoras tiveram, então, a ideia de confeccionar um colar para a turma - um amuleto - com o desenho deste animal. Em um tocante reencontro presencial, elas foram receber o presente esta semana na escola. Além de um elo que conecta o grupo, o colar-amuleto é sustentável: foi feito com embalagem plástica de garrafa pet.

"Ao estudar sobre os animais marinhos, em especial as tartarugas, conversamos sobre a poluição dos oceanos", explica Bianca. O amuleto tem a intenção de instigar as crianças a pensar sobre a relação entre as embalagens plásticas que consumimos e a poluição dos oceanos. E despertá-las para a possibilidade de reutilizar embalagens que iriam para o lixo e, depois, possivelmente para a barriga dos animais marinhos. Afinal, não queremos Mistulixos.