Loading...
Educação Infantil 2019-05-13T19:52:22+00:00

PROPOSTA PEDAGÓGICA

CONCEPÇÃO DE CRIANÇA

Os primeiros anos de vida são fundamentais à constituição do sujeito: o marco que irá traçar as bases para toda a vida psíquica e mental do ser humano. Pesquisas recentes feitas na área de Neurociências comprovam a plasticidade cerebral das crianças de 0 a 6 anos,, o que favorece a construção de aprendizagens duradouras e com sentido, capazes de ampliar os repertórios de atuação do sujeito ao longo da vida. É neste período que o bebê, e a criança, descobrem, com todo o seu organismo, de uma forma integral, no dia a dia, o mundo a que pertencem, integrando informações dos sentidos às emoções, ao vivenciar experiências significativas.

 A Escola Primeira baseia-se na concepção de criança como um sujeito capaz de agir, com direito de se expressar nas múltiplas linguagens, de comunicar desejos e necessidades e de ser protagonista das situações do cotidiano , enfim, com plena capacidade cognitiva desde o seu nascimento. Por meio das interações vivenciadas neste espaço, a criança amplia sua visão de mundo e se apropria do conhecimento

CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO

A Escola Primeira opta pela concepção de desenvolvimento da teoria construtivista sócio interacionista, agregada a outras abordagens em relação ao desenvolvimento infantil, acreditando que o cuidado com o ambiente no qual a criança está inserida é fundamental à construção de seu conhecimento. Por isso apresenta, no cotidiano, objetos e materiais não estruturados que nutrem sua criatividade , ampliando sua capacidade de exploração e de experiências.  O educador, nesse  processo, faz intervenções adequadas com o objetivo de incrementar seu processo de desenvolvimento.

A escola acredita também na necessidade de exercitar habilidades específicas, como percepção, memória, atenção, linguagem e pensamento lógico, no decorrer de todas as atividades do cotidiano.

O brincar é o fio condutor de grande parte das propostas realizadas pela Primeira, pois através dessa prática a criança desenvolve sua identidade, autonomia, imaginação, imitação, além de amadurecer algumas capacidades de socialização por meio da interação e da utilização de regras e papéis sociais.

CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM

A opção metodológica da Escola Primeira, pautada na filosofia construtivista sócio interacionista organiza-se em torno do trabalho com projetos  e se inspira na abordagem italiana de Reggio Emilia considerada internacionalmente de vanguarda e excelência para a educação infantil . A escolha se dá pela crença na criança ativa e “co-produtora” de cultura ao ter adultos sensíveis que, ao ouvirem atentamente suas questões, selecionam a sua pertinência, concretizam pesquisas referentes às suas buscas e as aprofundam nos projetos junto ao grupo. O projeto de trabalho é considerado como “um vir a ser”, uma construção coletiva feita no cotidiano escolar, a partir dos interesses, necessidades e faltas do grupo que integra as múltiplas linguagens expressivas: arte, literatura, matemática,  linguagem, música, tempos e espaços da infância.

EIXOS DE TRABALHO

A Primeira organiza suas propostas e atividades de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que está organizado nos seguintes âmbitos de experiência:

– Formação pessoal e social : construção da identidade e autonomia

– Conhecimento de mundo que contempla Movimento, Música, Artes Visuais , Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

GALERIA DE FOTOS

Clique nas imagens para ampliar

HORÁRIOS E PERÍODOS

  • MANHÃ

    das 8h às 12h15

  • TARDE

    das 13h15 às 17h30

  • SEMI-INTEGRAL

    das 8h às 15h

  • INTEGRAL

    das 8h às 18h