Aprendizagem por Projetos: criatividade e coletividade

Em seu primeiro ateliê do ano, as crianças do 4° ano sentaram em roda com as professoras Tatiana e Juliana e as atelieristas Bia e Simone e foram convidadas a compartilhar algo sobre elas mesmas com os colegas. Cada criança escreveu em um papel uma palavra. Criatividade. Futebol. Pintar. Depois, um a um, os papéis iam sendo tirados e a roda conversava sobre os temas levantados. "Eu gosto muito de pintar porque, quando a gente pinta, parece que a gente está sentindo aquilo", poetizou a nova aluna com nome de artista, Tarsila. Vocês preferem pintar ou desenhar?. "No meu desenho eu também pinto", colocou Guilherme. "Eu gosto de desenhar no laboratório, lá é calmo", surpreendeu Manuela. As educadoras notaram que muitas palavras traziam a ideia de sentir e fazer com o corpo. "Parece que há um desejo do grupo de que este ano a gente tenha bastante movimento e brincadeira. Também desejo isso", discursou a professora, Tatiana. Aos poucos, as crianças foram se descolando das palavras e expressando outras vontades. "Eu queria começar a ler aqueles livros grandes que só têm palavras", revelou Antônio. Rodas de conversa como essa são constantes e importantes em uma escola que opta pela Aprendizagem por Projetos - os interesses e as dúvidas que as crianças trazem colaboram para ajudar os educadores a definir um tema pertinente para o projeto anual da turma. O projeto é o tema central que conecta os conteúdos ligados às áreas de conhecimento que serão trabalhados ao longo do ano. É como se o currículo fosse um barro molhado e, o projeto, a mão que modela. Por que a Aprendizagem por Projetos? Essa opção pedagógica desenvolve o gosto por aprender e fazer novas perguntas, a criatividade para achar caminhos nunca antes percorridos e a valorização do trabalho coletivo.